Pousada Tammy - Petar

Aventuras do PETAR

Bóia Cross
Esporte recente (também conhecido como “acqua-ride” que surgiu no PETAR.

Consiste em descer a corredeira de rios sob uma câmara de caminhão amarrada). Teve seu início com os espeleólogos que, ao explorar galerias de cavernas inundadas, para sua segurança e transporte de equipamentos, se utilizavam das bóias. Ao fim das explorações, por lazer, os espeleólogos desciam o Rio Betary com as bóias para chegar ao Bairro da Serra. Hoje o bóia-cross virou uma mania entre os locais e os visitantes do PETAR.

Rapel
Rapel em Boca de Cavernas e Paredões: Com técnicas de descida, é praticado no PETAR alguns rapeis de até 250 de altura, em bocas de cavernas e em paredões de calcáreo.

Sem dúvida é uma atividade que causa muita emoção ao praticante.

Cascading
O cascading é uma prática derivada do rapel, que consiste na descida de cachoeiras com cordas e equipamentos de escalada.

É uma atividade muito praticada na região, em cachoeiras com diversas alturas. A mais conhecida e alta delas (65 metros) é a Cachoeira Passa Vinte.

Como toda atividade de ecoturismo e que exige técnicas verticais, esta é uma atividade que exige a assessoria de profissionais habilitados. Quando for praticar, contrate uma empresa local que ofereça segurança total e expertise no assunto.

Espeleoturismo
Consiste em 'explorar' ou somente visitar as cavernas. Algumas com rios ou abismos. É a atividade mais procurada por quem vem ao PETAR. Aqui existem mais de 350 cavidades.

Caminhadas (Trilhas)
O PETAR oferece ótimas trilhas para caminhadas longas ou curtas.

A Trilha do Betari (Programa Trilhas de São Paulo) é a mais procurada, passa em frente à duas cavernas e leva às Cachoeiras da Andorinhas e Betarizinho;